Quando um relacionamento se rompe diversas dúvidas surgem diante dessa situação. Podemos afirmar que a decisão de concretizar um divorcio fica bem mais complexa quando o casal tem filhos em comum, vários questionamentos acabam surgindo, como por exemplo, como será o agora em diante?Como ficará a situação dos filhos?
Para entender e ter conhecimento sobre os direitos legais de cada situação é importante entrar em contato com um advogado especializado na área da família, para que desta forma você fique a par dos direitos sobre pensão e guarda.
Guarda compartilhada
Antigamente em caso de divorcio a guarda dos filhos prevaleciam com a mãe, mas após a promulgação da lei número 13.058 que foi decretada em 2014, o Código Civil Brasileiro estabeleceu no artigo de número 1.584 que a guarda dos filhos deveria ser compartilhada.
O termo guarda compartilhada significa que ambos terão responsabilidades, deveres e direitos sobre os filhos mesmo que estejam residindo em lares separados, ambos têm o dever de arcar com todas as responsabilidades financeiras, afetivas e decisivas como por exemplo no momento de escolha da escola, cursos etc. Os dois terão a principal responsabilidade que é a formação de caráter e moral dos filhos em comum.